AIRTON SPIES é Doutor em Economia dos Recursos Naturais pela University of Queensland, Austrália (2003) e Mestre em Ciências Agrícolas pela Universidade de Lincoln, Nova Zelândia (1996). Tem graduações como Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990) e Administrador de Empresas pela UNIDAVI (1986). É especialista em Administração Rural formado pela Universidade Federal de Lavras de Minas Gerais (1992). Fez estágio em Economia Rural e estudou Administração Pública na Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. Também é Técnico em Agropecuária, formado pelo Colégio Agrícola de Camboriú (1980). Tem fluência escrita e oral em português e inglês além domínio oral e leitura de alemão e espanhol. Tem 59 anos, é filho de agricultor familiar e de ex-presidente de Cooperativa Agropecuária. É natural de Itapiranga, SC.
Foi Secretário de Estado da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina de março a dezembro de 2018 e de abril de 2014 a fevereiro de 2015. Também exerceu o cargo de Secretário Adjunto de abril de 2010 a março de 2014 e março de 2016 a fevereiro de 2018. Trabalhou na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de SC (Epagri) por 34 anos, onde exerceu a função de extensionista rural e pesquisador, coordenando programas de pesquisa. Foi chefe do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola – Epagri/CEPA de 2005 a 2010, sendo responsável pelo planejamento do setor agropecuário de Santa Catarina, liderando uma equipe de 66 profissionais da economia e da gestão. Leciona em cursos de Pós Graduação como professor convidado e ministra palestras sobre o agronegócio, economia, cooperativismo e tecnologia agropecuária com foco em pecuária de leite em eventos regionais, nacionais e internacionais.
Atualmente é palestrante e consultor, proprietário da empresa Spiesagro Palestras e Consultoria, tendo proferido em 2019, inúmeras palestras para a Ocepar, OCEB e Sescoop-BA, Sescoop-MG, Cooperativas e Instituições em Pernambuco, Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, além de consultorias. Exerceu ainda a função de Coordenador Geral da Aliança Láctea Sulbrasileira, que é um Protocolo para o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite criada pelos governadores dos três estados da região sul do Brasil. Foi membro titular da Câmara Setorial de Leite e Derivados do MAPA.
Em sua carreira na Epagri atuou em projetos de pesquisa, desenvolvimento e extensão rural voltados para a melhoria da gestão, sustentabilidade e
competitividade de agronegócios, com ênfase na agricultura familiar profissionalizada. Tem vasta experiência internacional adquirida em seis anos de estudos no exterior e na coordenação técnica de 13 missões técnicas a diversos países, particularmente para estudar as cadeias produtivas de leite da Nova Zelândia, Austrália, Uruguai, México e Canadá. Também exerceu atividades acadêmicas orientando teses de mestrado e doutorado e participando de diversasbancas de avaliação de teses de doutorado